12.10.12




Fui para estas paisagens trabalhar. Nunca lá tinha estado. Ainda estava no carro e já estava apaixonada. Mas eu ainda não sabia como iria esse trabalho mudar a minha vida. Apaixonei-me pela natureza, tão inóspita quando calorosa. Basta estar lá e sentir. Os Verões quentes e Invernos gelados foram um processo de habituação forçado mas valioso. Agora, que já não vivo lá, raramente tenho muito calor ou muito frio. Terras Quentes é o que lhes chamam. Apaixonei-me pelas paisagens mas também pelas pessoas. Velhos e novos. Velhos que são desconfiados, fuinhas e forretas "dinheiro é na mão fechada e virada para cima para não cair", mas também amigos, preocupados e familiares. Nunca nesta terra, mesmo sem um cêntimo, passaria alguma vez fome. Fiz amigos para a vida, de quem morro de saudades. Penso neles quase diariamente. Provei das melhores coisas de sempre(e a comida de trás-os-Montes merece por si só um post exclusivo). E apaixonei-me. Zanguei-me com a obra onde estava, que destruía toda a linda paisagem, que eu acho, devia ficar intocada e parti. 

Hoje este vídeo fez-me chorar. Em breve tenho que  voltar a colocar os meus pés (com meias de lã muito quentinhas) no inverno transmontano.

Sem comentários:

Enviar um comentário