11.3.13

Museu de Etnografia - 5






Estamos tão embutidos num mundo de palavras escritas que nos esquecemos frequentemente que até há 40 anos atrás estas escasseavam. Toda a educação e comunicação assentavam na palavra falada e em imagens. Obviamente que hoje ainda existem locais onde a escrita é bem mais que rara e as imagens ainda desempenham o seu papel pedagógico. 
No caso da tampas de panela de Cabinda, feitas em madeira, as representações tendem a ilustrar ditados comuns, usados na oralidade tendo assim um papel utilitário, pedagógico, de lembrete e perpetuação da cultura popular local e também artístico.

Mais sobre estas tampas de panela aqui.

2 comentários:

  1. A utilidade da escrita vem inicialmente do seu uso em negócios entre pessoas que procuram acordar termos e que perderam tempo a negociar sobre eles.

    Ora o comércio em grande parte do mundo foi muito mais numa base de subsistência do que interpenetração comercial.

    Sendo assim a imagética bastava para deixar rastro na História, com pequenas estórias à mistura...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, a escrita mais antiga, a cuneiforme, na Mesopotâmia, está ligada à quantificação de viveres. E mesmo nessa necessidade de quantificar destacam-se as escritas ideográficas,com as tais pequenas histórias. As tampas de panela tem exactamente esse lado ideográfico. Gostei muito de as observar.

      Eliminar