27.2.13

Lá vem ela com coisas mórbidas



Inicialmente olhei para a foto e pareceu-me que  a mulher tinha uma bala enfiada no olho. Quando li a descrição é que me apercebi ser a mais antiga evidência do uso de olhos falsos.
Esta mulher, com idade entre os 25 e os 30 anos, e cerca de 1,80 metros de altura, foi descoberta numa escavação no Irão e terá vivido à cerca de 5000 anos.
a mulher teria uma posição alta na sociedade em que se inseria, talvez uma sacerdotisa, como se pode observar pelas oferendas que a acompanhavam no enterramento (os vasos e cerâmicas da imagem). O olho estaria coberto por um lâmina de ouro onde foram gravados a íris e os capilares.
Achei absolutamente incrível. Mais uma vez a necessidade aguça o engenho e ainda se usa uma certa "deficiência"  para marcar uma posição social elevada. O interessante aqui é se a mulher não teria sido considerada uma sacerdotisa exactamente por ter essa diferença em relação  a todas as outras.

Informação daqui.



1 comentário:



  1. Cá está o 3 episódio, o único que consegui encontrar, de uma série de 4 que deu recentemente na BBC e que me interessou o suficiente para fazer o download de toda a série.

    O meu ponto é que esse ornamento nem seria a coisa mais esquisita que iríamos ver ao chegar ao centro de uma cidade pré-colombiana. Provavelmente ficaríamos parvos com as pessoas de cabeça alongada e com a forma como atiravam ouro para o fundo dos lagos, desinteressadamente...

    ResponderEliminar