22.2.13

Falando de carne picada



Na imagem a "Boucherie de l'Ambigu", que é como quem diz o talho, onde se podem observar as carnes penduradas mesmo junto à janela (devia ser óptimo para a conservação, uns dias ali e estavam secas do sol, qual polvo). 
Para a fotografia, tirada em Paris no ano de 1907, pousou toda a gente, o dono, os empregados (quatro!! devia ter imensa saída) sendo um deles tão jovem que ou era filho do dono ou estava a aprender o ofício, as clientes -duas madames e uma mademoiselle - e até o polícia de giro que ali estava na altura.
Nesta época este tipo de fotografia não era o mais comum, sendo reservadas aos momentos chave da vida ou então a representações, como paisagens, ruas vazias, monumentos. A vida quotidiana não era ainda muito bafejada com o registo fotográfico, mas, como a imagem demonstra, as coisas começavam a mudar. Aqui o papel coube a alguns fotógrafos auto didactas, à publicidade e à imprensa.

A foto foi retirada daqui, um sítio com imagens e histórias muito curiosas, sobretudo para quem já esteve em Paris (que não é o meu caso).

6 comentários:

  1. Lili, tu vai a Paris que aquilo é lindo ;)

    Adoro fotos antigas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha nem a propósito! Ando com uma vontade que já me está a fazer comichão sobretudo desde que li uns posts no EGO! :)

      Eliminar
  2. A fotografia de rua (usando o termo sem saber se ele se enquadra nesta) surge quando o avanço técnico das câmaras e das emulsões já permitia menos tempo de exposição, etc!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma maior facilidade em obter a fotografia está também obviamente relacionada com a sua massificação passando-se a registar mais o vulgar e não apenas o único. No entanto nesta época penso que isso ainda não acontecia e por essa razão me intrigou a foto. Entretanto, com o comentário que o noiseformind fez já percebi que o local era muito reconhecido o que terá justificado a sua fotografia.

      Eliminar
  3. Bons velhos tempos... Uma das mais famosas boucheries de Paris perdeu-se na Primeira Grande Guerra, para nunca mais voltar a abrir as portas... também apenas nos restou a sua memória fotográfica.


    Grande Boucherie Parisienne...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora fiquei a saber um pouco mais. Não tinha noção de que era tão famosa o que terá justificado a fotografia. :)
      Mas fiquei à nora com a Boucherie Canine...

      Eliminar