3.2.13



A culpa é deste livro. Comprei-o em 2009 mas como tenho o hábito de não ler logo os livros quando os compro este andou comigo (como ando sempre de um lado para o outro ando com uma caixa com cerca de 10/20 livros atrás) até que há cerca de duas semanas lhe decidi pegar. Já nem me lembrava do que falava, na altura em que o comprei fui levada sobretudo pelo nome e pela capa que achei linda, e como tinha andado a ler dois livros bastante pesados e este era sobre as memórias de um inglês em Espanha, pareceu-me uma boa escolha.
Só que em vez de um livro sobre um viajante este é sobre o flamenco, um assunto que nunca me interessou por aí além - só ouvia Ojos de Brujo - e pelo qual, de repente, ando fascinada. O livro funcionou como um curso intensivo sobre as origens e complexidade do flamenco, que mais do que música etnográfica e tradicional, é um pot pouri de influências, misturada cigana, sentimento mourisco, guitarradas que tanto puxam ao fado, como ao jazz ou ao folk, dançarinas que toureiam o som dedilhado e homens que choram dores arrasando notas com vozes roucas pelo vinho.
Já comprei uma discografia essencial (mais uma vez a FNAC com preços muito pequeninos) e ando a devorar o you tube.

Ou seja, este blog é agora um bocadinho mais flamenco. Deixo uma das músicas que mais me tocou à primeira audição. Se não conhecem oiçam com atenção.


Sem comentários:

Enviar um comentário