30.10.12

Lisboa - Anos 60



Estação do Saldanha, Metropolitano de Lisboa, 1959


"O chefe de Estado, o cardeal-patriarca e 500 convidados atestam a solenidade do momento, mas a verdadeira festa está guardada para o dia seguinte. Às seis da manhã, mal se abrem as cancelas, uma multidão espantada e ruidosa invade as estações. Há correrias e encontrões. Muitos dos que embarcam ao fim de uma noite de farra nos Restauradores são artistas de variedades. Canta-se e dança-se nas carruagens. Um grupo de espanholas que se exibem num dos dancings da capital actuam com os seus músicos para os aplausos dos passageiros."

Joana Stichini Vilela e Nick Mrozowski in LX60 
(um novo livro, editado pela D. Quixote, que mais que uma viagem histórica a esta década é um objecto a reverenciar, que apetece manusear. Vou extrair excertos de um exemplar que comprei para oferecer no Natal ao meu Pai - o homem vai delirar)

9 comentários:

  1. Respostas
    1. :) Existem poucas do metro na época. É sempre bom este exercício de memória mesmo que no meu caso seja uma memória inexistente.

      Eliminar
  2. Lindo!. Parece que foi há uma eternidade :)
    Porque é que agora, de cada vez que quero comentar no seu blog, tenho que escolher um perfil e voltar a escrever aquela trapalhada toda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faço ideia. Fui ver as definições e está tudo como antes (sem moderação, com qualquer pessoa a poder comentar e sem ter que se provar que não se é um robot). Não estou a perceber. Já outro visitante se queixou de que por vezes não consegue entrar no blog... Peço desculpa pelo trabalho todo.

      Eliminar
    2. Já uma vez lhe tinha dito que não conseguia entrar com o Explorer só com o Firefox e abro-o exclusivamente para o seu blogue mas, mesmo assim, demora muito tempo a abrir porque me parece que o blogue deve estar muito pesado.
      Nesta sua "casa" tudo dá trabalho, só por gosto cá venho. Mesmo agora me foi pedido, de novo, para escolher um perfil, e a letra muito pequenina e cinzenta sobre cinzento também não me é confortável. Não tem um amigo informático que dê uma vista de olhos? Isto são só pistas para melhorar. Abraço

      Eliminar
    3. As críticas são sempre bem vindas, sobretudo quando ajudam a melhorar. :) E ainda tornam as suas visitas mais valiosas. De uma maneira imediata tentei modificar a letra, de modo a que se leia melhor (até porque o problema devia ser geral), as restantes coisas é que me são mais difíceis de alterar porque nem sei onde mexer. Mas pouco a pouco espero conseguir. Obrigada.

      Eliminar
  3. Olá Lili, a mudança da letra já ajuda bastante. abraço.

    ResponderEliminar
  4. Olhe, hoje não me pediram para escolher identificação :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Ainda bem! Realmente está mais legível. Quanto à identificação não sei como fiz mas ainda bem que já não pedem.

      Eliminar