24.4.14

Oito Artistas Noutro Lugar



Se há algo que me encanta em Beja é o seu castelo, modesto de dimensões mas (talvez por isso) muito reconfortante. Não é raro lá ir só para tonar um café (tem um sítio muito agradável e sossegado) ou apenas uma água na esplanada, normalmente, cheia de um sol reconfortante que muito puxa para a leitura.
Hoje fui em busca desse acolhimento (que do Sol nem sinal) e encontrei uma surpresa, a exposição de arte contemporânea Oito Artistas Noutro Lugar, sediada na Casa do  Governador, dentro do recinto muralhado.

Gosto destas exposições partilhadas, com gente única e trabalhos em vários suportes, a chamada miscelânia. Estava a meio da visita quando o curador em pessoa - Miguel Sousa Ribeiro - me veio de certo modo acompanhar (que luxo eu sei!). É sempre interessante conhecer a alma por de trás das coisas.

Gostei muito e faço planos de lá voltar. Desta vez acompanhada. Sempre me deu mais prazer usufruir da menor (sem bem que não menor em qualidade) oferta cultural da cidades mais pequenas do que escolher um dos 100 eventos que ocorrem, por dia em cidades mais populosas.

Em termos artísticos os trabalhos que mais me falaram ao coração foram os de Catarina Santos, Teresa Canto Noronha e Ana Bezelga. Mas podem também ser apreciadas oras de Ana Pais Oliveira, Daniela Nunes, João Louro (que me proporcionou a experiência angustiante de estar num palco a receber aplausos, embora reconheça que para muita gente esse seria um motivador matinal), Mariana Baldaia e Vitor Caos.

A exposição decorre de 23 de Abril a 23 de Maio.

Mais fotos da exposição aqui.



Sem comentários:

Enviar um comentário