21.10.13

Teatro Rápido - Burrocracia



Encenação e interpretação de Isabel Mões e João Ferrador. Estreia dia 3 de Outubro na Sala 1 do Teatro Rápido.
 
"Descrição
Centrado na questão da burocracia a peça revela, pela ficção e pelas histórias verídicas que lhe confluem, a exclusão do cidadão dos seus direitos pela ineficiência das instituições públicas.
Uma idosa falha o prazo para fazer a prova de vida e é declarada oficialmente morta nos dados da função pública. Empreende, então, uma luta titânica contra a arbitrariedade dos burocratas para provar que está viva. Pelo caminho reflecte nas opções de vida do seu passado e angustia-se por o filho não aceitar tomar conta dela. Um espectáculo sobre a insensibilidade esmagadora da burocracia e construído a partir de reclamações reais de cidadãos sobre o atendimento nas repartições públicas.
"
 
Este é um trabalho interessante sobre os obstáculos que a burocracia e a "papelada" representam na vida de um cidadão. No entanto, julgo que a peça podia ser desdobrada em duas. Uma focando-se mais no problema burocrático, muito bem abordado pelos actores e complementado por imagens gravadas com pessoas comuns junto das entidades burocráticas. Outra poderia optar por refletir sobre as escolhas que se fazem durante a vida e como é que elas podem influenciar o nosso futuro. No caso concreto da peça a relação entre a mulher e o filho.
Gostei do trabalho dos actores, gostei dos dois níveis de crítica, mas para uma peça de 15 minutos pareceu-me querer tocar em dois instrumentos ao mesmo tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário