13.10.13

De como o Dom Duarte não me deixou dormir




Beja não é propriamente uma cidade com grande oferta cultural. Há, no entanto, quase sempre alguma exposição onde ir, cinema (um mais comercial com sessões todos os dias e às terças, no cine-teatro, uma sessão com um filme mais independente), espectáculos em vários locais desde o já mencionado cine-teatro Pax Iulia até aos organizados por bares ou associações. Há que estar atento e ir preenchendo a agenda.
Na semana passada, com poucos dias de aviso, começaram a aparecer uns cartazes a anunciar a Festa Azul no Castelo de Beja. Como só estou em Beja até sexta à tarde dei mais atenção à primeira noite da Festa, a noite de Quinta. Entre tunas e um DJ desconhecido havia um concerto de uma banda chamada Xeque-Mate. Curiosa e já a pensar em banda de bailarico fui procurar informações e aparece-me isto:


...É uma música chamada Vampiros da Uva e a banda é de Heavy Metal.
Imediatamente mudei de ideias e fui apenas beber um copo à Praça da República. Na volta, aproveitando a boleia de uma amiga, aparece-nos um homem de quase dois metros no meio da estrada. A minha amiga lá se desvia mesmo a tempo de eu dizer "Mas aquele é o Dom Duarte!!". A minha amiga fez uma razia ao herdeiro da monarquia, logo assim como apresentação. Passados uns segundos e ainda recuperar da visão Duartina começo a ligar os pontos...festa azul... azul é a cor da monarquia... Dom Duarte... Isto é uma festa do Dom Duarte!!! (a banda de Heavy Metal continua a não fazer sentido, mas como é dos 70´s, pode ser que o Dom Duarte os tivesse convidado como homenagem aos anos de juventude).
 
Vou para casa, visto o pijama, lavo os dentes e durmo.
Até acordar às duas da manhã com a voz da Rianna emitida pelo DJ duartino de serviço (a minha casa é mesmo ao lado do Castelo de Beja onde decorria a festa Azul...). E às 3h da manhã com a Katty Perry mixada não sei bem por quem. Ironicamente às 4h da manhã acordei com aquela do Wake me Up dos Avicii e às 5h ainda estava de olhos abertos (e a controlar a vontade de bater com a cabeça nas paredes) enquanto ouvia o seguinte



Por isso Dom Duarte (a quem eu às vezes gostava de ver no lugar do Cavaco) pode colocar a Festa Azul no seu real (Real!!) rabinho! É que aqui o povo tem que acordar às 6h da manhã para ir trabalhar.
 
Agradecida. 

Sem comentários:

Enviar um comentário