9.3.13

Rescaldo Fantas - A arte de Paulo Neves


Quando fui ao Fantas dei de caras com umas esculturas expostas nos átrios das salas do Rivoli que muito me encantaram. Eram de madeira, representavam figuras antropomorfas e achei que muito se adequavam ao festival já que embora lembrando figuras humanas tinham uma leveza (também conferida pelo material em que foram esculpidas- a madeira) que as tornavam muito etéreas.
Sempre que passava por eles tentava lembrar-me do local onde tinha visto esculturas semelhantes, certamente do mesmo autor, mas que sabia terem sido esculpidas em pedra.

Passado uns dias tive que ir pesquisar no mundo virtual e lá descobri. Não consegui lembrar-me de onde as tinha visto porque na realidade as encontrei em três locais distintos, em Penedono, Vila Franca de Xira e Alfandega da Fé, tendo-se todas fundindo num conglomerado que se fixou na minha memória menos acessível.


O autor - Paulo Neves - imprime uma tal identidade e originalidade às suas peças que é impossível confundi-las. A experiência de as presenciar é muito interessante e, sobretudo no caso das expostas no Fantas, extremamente magnetizante.

Mais trabalhos do autor, aqui.

P.s. Também expostas no Fantasporto estão uma série de fotografias das divas do cinema - “Les Stars du Cinéma Français” e “Divas do Cinema” - em colaboração com o Museu do Cinema de Melgaço (de que desconhecia a existência)

Sem comentários:

Enviar um comentário