14.11.12

Dos 15 dias que tenho passado sem me mexer (tirando no trabalho em que subo e desço montes como ninguém)




"A ciatalgia, também conhecida como ciática, é uma dor na perna ( e nas costas pelos vistos) devido à irritação ou compressão do nervo ciático. Essa dor geralmente sente-se desde a parte posterior da coxa até à parte posterior da panturrilha (palavra nova), e pode-se estender até aos quadris e aos pés (confere). Para além da dor, pode haver entorpecimento e dificuldade de movimentação e controle da perna(ainda não se transformaram nisto estão mais para a imobilidade total).

A ciática é geralmente causada pela compressão da raiz do nervo na espinha lombar, se bem que também pode ocorrer devido à compressão do próprio nervo ciático (m-e-d-o).
Pode ser classificada em dois tipos:
  • A "verdadeira ciática" – É causada pela compressão na raiz do nervo por uma hérnia de disco, engrossando e enlargando e/ou desalinhando a vértebra (vai de retro).
  • A "pseudo-ciática" – É causada pela compressão de secções mais periféricas do nervo, geralmente através de tensão de tecido mole no piriforme ou outro músculo relacionado (se esta é a hipótese mais simpática que seja esta).
Hábitos e posturas não-saudáveis, como ficar um excessivo tempo sentado (de novo, confere, horas dentro de um carro) ou dormir em posição fetal (confere duplamente, diz que é de ter nascido prematura), juntamente com alongamento e exercício físico insuficiente (pois...) das áreas miofasciais relevantes, podem ocasionar problemas vertebrais e no tecido mole associados à ciática.
Ciática também pode ocorrer durante a fase tardia da gravidez (já tinha dado conta, julgo eu, embora pelo Correio da Manhã seja bastante comum)."

Info da Wikipédia, () meus

Notas breves:
1. Não tentar confirmar diagnósticos na wikipédia. Já ando para aqui a pensar que tenho uma hérnia discal ou pior...
2. Tratar com thermacare. Fui à farmácia  e trouxe para experimentar. Fico sempre em pulgas quando tenho coisas da TV para estrear.
3.Isto provavelmente vai lá com homeopatia que fisioterapia para mim é só perda de tempo (e dinheiro).
4. Vou ali fazer uma TAC e já venho ok?

Sem comentários:

Enviar um comentário