20.10.12



 A cabana (desenho da época)

"I went to the woods because I wished to live deliberately, to front only the essential facts of life, and see if I could not learn what it had to teach, and not, when I came to die, discover that I had not lived. "
 
Henry David Thoreau



Reconstrução da cabana com estátua do escritor

Em 1854, um Thoreau em desacordo com os avanços e mudanças que a revolução industrial tinham posto em marcha decide retirar-se para um bosque e procurar nesse isolamento uma comunhão com a natureza, que julgava que a humanidade tinha perdido. 

Constrói uma cabana e recheia com móveis feitos pelas suas próprias mãos. É nesse retiro voluntário, que durou dois anos, que é fundado Walden, um livro auto-biográfico e de descoberta pessoal que também acaba por funcionar como manual de sobrevivência na natureza e manifesto contra a evolução industrial para a qual a humanidade caminhava propondo uma revolução mental com o retorno à simplicidade (ecos muitos anos mais tarde personificados em Caeiro).

Tida como uma obra fundamental para o movimento hippie, inspiração para o viajante vagabundo Christopher Macandless (Into The Wild) é também por oposição um relato de suprema importância para se entender a sociedade industrial do século XIX, um século de profunda crise social.  Pelo caminho inspirou Gandhi, Luther King e Tolstói e influenciar apenas um deste homens já dá direito à imortalidade, quanto mais os três. Como nos conta a fiel wikipedia:

"Insubmisso, Thoreau decidira não pagar impostos porque acreditava ser errado dar dinheiro aos EUA, um país escravocrata e em guerra contra o México. Não querendo financiar nem a escravidão nem a guerra, Thoreau foi preso em um de seus periódicos passeios pela cidade, quando saía da floresta para rever os amigos.A tia de Thoreau pagou a fiança e ele foi solto na manhã do dia seguinte. Inspirado pela noite na prisão, Thoreau escreveu o famoso A Desobediência Civil. Leon Tolstói, um dos mais famosos escritores do mundo venerava este ensaio e o recomendou, por carta, a um jovem indiano preso na África do Sul. Este jovem indiano era Mahatma Gandhi."

Para além dos mencionados a sua escrita cimentou ideias e ideais nas mentes de muitos mais homens como  Marcel Proust, William Butler Yeats, Ernest Hemingway e  George Bernard Shaw.

 Vale a pena ler hoje!



Sem comentários:

Enviar um comentário