31.7.12

 

Anda por aí um zumzum causado por um livro que parece ter resmas de sexo e descrições sensuais que anda a ser consumido em grande escala pelas mulheres (no metro/autocarro olhe à sua volta e identifique os livros com a encadernação da Nora Roberts, atente nos que parecem ter sido forrados). Ainda não percebi muito bem o porquê da indignação, é por o livro estar mal escrito, é por ter muito sexo ou é por ser um best seller do mulherio?

Por pior que o livro seja, em termos de literatura, qualquer ser que dedique horas do seu dia à leitura já ganha alguma coisa. 
Se o livro tem muito sexo ora temos pena de quem não gosta. A literatura erótica existe (desde os romanos senhores!) e vende (estranho o sexo vender não é?) e há belas obras de referência dos mais seríssimos autores (Henry Miller, Anais Nin, Nabokov).

As mulheres não só devem ler este livro (e comentar entre si) como deviam ler mais literatura erótica. Além de estimular a mente estimula os sentidos e muitos homens vão sentir os efeitos destas leituras de metro. As mulheres são as primeiras a se imporem um tabu sobre o sexo. É censurado que uma mulher veja um filme pornográfico (se pelos homens ainda mais entre pares) e por isso este mercado é quase sempre voltado para espectadores masculinos. Fica mal uma mulher entrar sozinha numa sex-shop e até comprar preservativos sozinha num hipermercado (i´ve been there). Há uma tal prisão mental socialmente mas também auto imposta que livros deste género chegarem ao topo de vendas não é motivo de críticas mas de atirar foguetes. Algumas águas turvas se movimentam.

Se sempre quiserem ler coisas de jeito não há como enganar, é passar os olhos por A Casa dos Budas Ditosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário