25.3.13

Rescaldo Longas, Fantas 2013



Este ano apenas vi duas longas megtragens que sejam, de facto, novidades. Ambas me surpreenderam embora não tenham sido extraordinárias.


The Last Will and Testament of Rosalind é um filme estranho. Existem praticamente apenas duas personagens Rosalind (que nunca vemos e é a narradora da história) e o seu filho. Tudo se passa numa casa estilo museu do século XVIII onde a maior parte das estátuas são de anjos. E aqui os anjos metem medo. No final e como convém é um filme sobre o poder manipulador da mente de cada um. Gostei da maior parte dos planos sequências (e são muitos). Não gostei dos lugares comuns (e são muitos).


Este é o tipo de filme que mais gosto de ver em festivais de cinema fantástico. São filmes que adaptam qualquer elemento de folclore e não sendo nós do país de produção para além da história em si ainda ficamos a conhecer elementos da cultura de determinados locais que desconheciamos. No caso de Thale, o país de produção é a Noruega (e julgo que este foi mesmo o primeiro filme que vi daquele país) e o elento que se foi buscar à cultura popular foi a história das Uldras, criaturas femininas que vivem nas florestas e bosques e que seduzem os homens para procriarem. O filme não é propriamente de terror, é mais de suspense e também sobre o que define um ser humano. Gostei das paisagens que são lindissimas e do trabalho dos actores. Não gostei, mais uma vez, de alguns lugares comuns (menos do que no filme anterior).
 
Uma nota para actriz protagonista que esteve no Fantas para apresentar o filme e é uma  querida.
 
 
 
Ambos os filmes mostram como filmes passados em cenários fechados, sem grande quantidade de personagens podem ser muito interessantes e nada saturantes.

2 comentários:

  1. Gostei de ambas! Se bem que Thale é mesmo muito bom. Aconselho para quem ainda não viu. :)

    ResponderEliminar