6.7.12



Durante a minha infância morei num bairro ( diz que agora se pronuncia "urbanização")  pequenino e saudável. O que quer dizer que brincava na rua sem os pais se atormentarem muito, tinha um rancho de amigos e fazia as asneiras da idade como fazer comida com pétalas de flores ou construir casas com paletes de madeira ("-Olha os pregos Liliana!"). Com uns nove anos e a minha mana à espreita mudámos para uma casa maior e fora do bairro.

Essa ficou para os meus avós.

Por várias razões faz pouco tempo que me mudei para essa casa e esse velho bairro. Os amigos também já foram embora mas as pessoas novas são muitas e as ruas estão cheias de crianças. Ou seja, o bairro está viçoso.

Já não ia lá há uns tempo e era só para visitar os meus avós. Nunca passeava pelas outras ruas ou olhava para os locais onde antigamente brincava (a cabine telefónica já não existe).

Desta vez, exausta pela mudança (caixas, sacos, malas, caixotes - baixo, cima, abre carro, fecha carro uff), decidi que tinha que ir ver. Tinha que ser a primeira coisa a fazer agora que estava de volta ao bairro. Saí, andei uns metros, virei para a rua de baixo e estanquei num pequeno passeio por baixo de uma figueira. Lá estava ele, igual, entre as pedras da calçada. Dezoito anos depois. O meu formigueiro. Aquele que me fazia sair de casa com um pacote de açúcar no bolso para ficar a olhar para as formigas até que TODO o açúcar fosse levado para debaixo de terra. Foram tardes e tardes a estudar a interessante vida das formigas do bairro e os montes de açúcar.

Coisas boas que nunca mudam.

2 comentários:

  1. Isso é o máximo... eu vivi 28 anos no mesmo bairro e ainda lhe chamam bairro ;) e felizmente também não vi grandes alterações... realmente só mesmo a cabine telefónica é que já não é daquelas antigas em que entravas lá para dentro e fechavas a porta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo! Esta era assim o que dava um óptimo local parta as brincadeiras! :p agora já não há! aliás já não vejo cabines há uma série de anos.

      Eliminar