20.6.12

Trainspotting




Os comboios em Portugal não servem para nada. Principalmente os de longas distâncias em que as pessoas tem que escolher entre (4?7?10?) DOIS comboios por dia para determinado destino que não seja Lisboa ou Porto. E isso é quando os trabalhadores não fazem greve por causa das horas extraordinárias que a maior parte das pessoas nem sabe o que é!

A rede ferroviária portuguesa é muito extensa (e já foi mais) cobrindo praticamente todo o território. Não se entende que a utilização que a CP lhe dê seja tão anímica.

Quando existem comboios e carris a funcionar (sim porque de tempos a tempos lá vai mais uma linha... e naquelas que oferecem muita contestação populacional sofrem uns acidentes assim para o cirúrgicos e muito convenientemente são encerradas por oferecerem "perigo de derrocada") o preço que cobram é alarmante e vergonhoso. A duas pessoas que partilhem um carro fica mais barato ir de Lisboa a Coimbra do que de comboio. E de autocarro o preço é cortado pela metade!


O que resta dizer? A CP encerra linhas que parece não ter mesmo interesse em manter, os funcionários reclamam de fazerem muitas horas extra ou lá o que é, parecendo não ter vontade de trabalhar quando tantos estão sem trabalho e com agrado aceitariam o seu, e os preços só servem para seleccionar uma elite de pessoas que tendo dinheiro não tem meio de conduzir, ou seja pessoas com medo de carros ou que ficaram com a carta caçada. Assim sendo que se agarre o boi pelos cornos e se acabe com os caminhos-de-ferro, ou com a CP, de vez, que tudo isto é uma vergonha pegada.

Andar de comboio é das coisas que mais prazer me dá, as linhas passam por zonas lindíssimas (Douro!! ai ai) e o tempo da viagem permite-me realizar uma introspecção cuidada, depois da qual pego num livro e tento adequar tudo o que leio à medida das conclusões da minha introspecção. Há algo de muito literário numa viagem de comboio e é uma pena que um meio de transporte tão revolucionário, cultivador de proximidade e fertilizador de ideias e auto-conhecimento (sim porque é mesmo necessário que sejam criados OS momentos certos para se ousar ter determinados pensamentos) se desvaneça.

2 comentários:

  1. Deveras!
    Há quem diga que são o pessoal das transportadoras de autocarros que faz pressão, para ter clientes e gentes. Não sei, mas na linha do Tua foi assim....

    ResponderEliminar
  2. Sim! É uma vergonha! Não são transporte nenhum.

    ResponderEliminar